- publicidade -
- publicidade -

GNR resgata 38 migrantes a bordo de embarcação

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) e do Comando Territorial de Faro, resgatou ontem, dia 8 de agosto, 38 migrantes que se encontravam a bordo de uma embarcação artesanal, de madeira, no concelho de Vila do Bispo.

Na sequência de um alerta de um popular, por volta das 20h10, foi detetada uma embarcação a aproximar-se da costa portuguesa, junto à Praia da Boca do Rio, em Budens. No interior seguiam vinte e cinco homens, seis mulheres e 7 menores.

Os migrantes encontravam-se em estado debilitado e a necessitar de cuidados médicos, apresentando sinais de desidratação e de hipotermia, tendo sido de imediato acionados os meios de socorro, que prestaram assistência no local. Em coordenação com o INEM, foi efetuada a avaliação do seu estado de saúde, tendo sido posteriormente transportados para unidades hospitalares, para observação médica dez indivíduos.

A embarcação será alvo de inspeção judiciária por parte Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão e posteriormente rebocada para Porto, pela Secção de Patrulhamento Marítimo do Destacamento de Controlo Costeiro de Sines.

Neste momento, prosseguem as diligências de triagem e a execução do Plano Nacional de Contingência de Fronteiras e Retorno.

Para além das Unidades da GNR mencionadas anteriormente, esta ação contou ainda com o reforço de outras Unidades da GNR, designadamente do Comando Territorial de Beja e da Unidade de Intervenção (UI).

A articulação operacional para encaminhamento dos migrantes foi ainda coordenada com o SSI – Sistema de Segurança Interna / UCFE – Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros, com a Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) e com a Polícia de Segurança Pública (PSP). 

Os migrantes serão presentes hoje, dia 9 de agosto, às autoridades competentes.

A intervenção policial reflete o inabalável compromisso da GNR com a salvaguarda da vida humana, através da articulação eficaz de diversas valências e meios. A GNR reafirma-se como uma Força “Humana, Próxima e de Confiança”.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nublado
19.7 ° C
19.7 °
18.2 °
76 %
4.4kmh
100 %
Qua
22 °
Qui
22 °
Sex
25 °
Sáb
26 °
Dom
24 °

Torres Vedras: PJ detém agressor sexual de adolescente

A Polícia Judiciária deteve no dia de ontem (26/08),...

PJ detém homem procurado na Alemanha

A Polícia Judiciária, através da Unidade de Informação Criminal,...

Pedrogão Grande: Detido por cultivo e tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo Investigação...

Santo Tirso: Detido em flagrante por furto

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial...

Operação “Eleutherios”

PJ detém sete suspeitos de “sextortion”. A Polícia Judiciária (PJ),...
- publicidade -