Quinta-feira, Dezembro 19, 2024

chamada da rede fixa nacional

PSP e Airbnb partilham conselhos e dicas para evitar burlas durante as férias de Natal

Com a chegada da época festiva, o entusiasmo de planear escapadinhas de Natal começa a crescer. Quer esteja a sonhar com uma cabana acolhedora nas montanhas ou com um refúgio à beira-mar, é fundamental proteger-se contra fraudes e garantir umas férias de Natal memoráveis e sem preocupações.

Mais uma vez, a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Airbnb unem forças para alertar o público a estar vigilante e partilham orientações sobre como detetar esquemas fraudulentos, ajudando os portugueses a manterem-se seguros quando reservam as suas merecidas viagens nesta quadra natalícia.

Com o aumento das deslocações em família para férias de Natal fora da área de residência é expectável a existência de condições para a ocorrência de determinadas tipologias criminais, com especial destaque para os crimes contra o património em geral, nomeadamente burlas. Neste sentido, a PSP e a Airbnb divulgam algumas dicas e conselhos para ajudar os viajantes portugueses a evitar fraudes nas férias.

Quando reservar as suas férias:

·         Nunca clique em links inesperados – Aprenda a identificar e-mails, websites, mensagens de texto e publicações falsas nas redes sociais, pois os links fraudulentos podem redirecioná-lo para um site falso que imita páginas com as quais já está familiarizado;

·         Desconfie de ofertas demasiado baratas ou de pedidos de depósitos elevados – Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, pode tratar-se de um esquema fraudulento e é melhor terminar imediatamente toda a comunicação;

·         Se possível, pague com cartão de crédito e evite transferências bancárias – O pagamento com cartão de crédito oferece frequentemente uma melhor proteção e uma maior probabilidade de recuperar o seu dinheiro.

Ao utilizar a Airbnb:

·         Reserve, pague e comunique sempre através da plataforma Airbnb – As reservas de estadias devem sempre ser feitas e pagas exclusivamente na plataforma para garantir segurança, políticas de reembolso e suporte da Airbnb. Se alguém pedir para usar canais fora da plataforma, deve denunciar o facto à Airbnb;

·         Verifique o link do site – Antes de pagar online ou fornecer informações confidenciais, use a aplicação da Airbnb ou aceda diretamente ao site oficial (www.airbnb.pt);

·         Denuncie problemas de imediato – A equipa de Suporte à Comunidade da Airbnb está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar e, se achar que foi alvo de fraude, entre em contacto com o seu banco, pois podem conseguir ajudá-lo a recuperar o seu dinheiro.

À medida que nos aproximamos da época das festas, aconselhamos vivamente os viajantes a terem ainda mais cuidado ao fazerem as suas reservas. No caso de suspeitarem que está a ser alvo de uma burla, devem comunicar imediatamente o incidente em qualquer Esquadra de Polícia. Para ajudar na investigação, é recomendável que forneça informações completas, incluindo recibos de pagamento, capturas de ecrã ou quaisquer detalhes de contacto relevantes associados a indivíduos que tentam enganar os cidadãos portugueses.

A Airbnb disponibiliza vários recursos para ajudar os hóspedes a evitar fraudes online, como fornecer informações sobre a importância de comunicar e pagar apenas através da plataforma, ou de reconhecer e evitar potenciais fraudes. Em caso de dúvida, a equipa global de atendimento ao cliente da Airbnb está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar com quaisquer questões e pode ser contactada por telefone, através do Centro de Ajuda e na rede social X em @AirbnbHelp.

PSP e Airbnb partilham conselhos e dicas para evitar burlas durante as férias de Natal

Com a chegada da época festiva, o entusiasmo de planear escapadinhas de Natal começa a crescer. Quer esteja a sonhar com uma cabana acolhedora nas montanhas ou com um refúgio à beira-mar, é fundamental proteger-se contra fraudes e garantir umas férias de Natal memoráveis e sem preocupações.

Mais uma vez, a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Airbnb unem forças para alertar o público a estar vigilante e partilham orientações sobre como detetar esquemas fraudulentos, ajudando os portugueses a manterem-se seguros quando reservam as suas merecidas viagens nesta quadra natalícia.

Com o aumento das deslocações em família para férias de Natal fora da área de residência é expectável a existência de condições para a ocorrência de determinadas tipologias criminais, com especial destaque para os crimes contra o património em geral, nomeadamente burlas. Neste sentido, a PSP e a Airbnb divulgam algumas dicas e conselhos para ajudar os viajantes portugueses a evitar fraudes nas férias.

Quando reservar as suas férias:

·         Nunca clique em links inesperados – Aprenda a identificar e-mails, websites, mensagens de texto e publicações falsas nas redes sociais, pois os links fraudulentos podem redirecioná-lo para um site falso que imita páginas com as quais já está familiarizado;

·         Desconfie de ofertas demasiado baratas ou de pedidos de depósitos elevados – Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, pode tratar-se de um esquema fraudulento e é melhor terminar imediatamente toda a comunicação;

·         Se possível, pague com cartão de crédito e evite transferências bancárias – O pagamento com cartão de crédito oferece frequentemente uma melhor proteção e uma maior probabilidade de recuperar o seu dinheiro.

Ao utilizar a Airbnb:

·         Reserve, pague e comunique sempre através da plataforma Airbnb – As reservas de estadias devem sempre ser feitas e pagas exclusivamente na plataforma para garantir segurança, políticas de reembolso e suporte da Airbnb. Se alguém pedir para usar canais fora da plataforma, deve denunciar o facto à Airbnb;

·         Verifique o link do site – Antes de pagar online ou fornecer informações confidenciais, use a aplicação da Airbnb ou aceda diretamente ao site oficial (www.airbnb.pt);

·         Denuncie problemas de imediato – A equipa de Suporte à Comunidade da Airbnb está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar e, se achar que foi alvo de fraude, entre em contacto com o seu banco, pois podem conseguir ajudá-lo a recuperar o seu dinheiro.

À medida que nos aproximamos da época das festas, aconselhamos vivamente os viajantes a terem ainda mais cuidado ao fazerem as suas reservas. No caso de suspeitarem que está a ser alvo de uma burla, devem comunicar imediatamente o incidente em qualquer Esquadra de Polícia. Para ajudar na investigação, é recomendável que forneça informações completas, incluindo recibos de pagamento, capturas de ecrã ou quaisquer detalhes de contacto relevantes associados a indivíduos que tentam enganar os cidadãos portugueses.

A Airbnb disponibiliza vários recursos para ajudar os hóspedes a evitar fraudes online, como fornecer informações sobre a importância de comunicar e pagar apenas através da plataforma, ou de reconhecer e evitar potenciais fraudes. Em caso de dúvida, a equipa global de atendimento ao cliente da Airbnb está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar com quaisquer questões e pode ser contactada por telefone, através do Centro de Ajuda e na rede social X em @AirbnbHelp.

- pub -