O Comando Territorial de Setúbal, através do Destacamento Territorial do Montijo e em coordenação com a Câmara Municipal do Barreiro, ontem, dia 25 de novembro, desenvolveu diversas ações integradas relativas à requalificação da via pública e ao bem-estar animal, no concelho do Barreiro.
Com o objetivo de valorizar e qualificar os espaços urbanos consolidados, foram realizadas ações integradas na zona de Santo António da Charneca, em colaboração com os serviços da Câmara Municipal do Barreiro e o veterinário municipal. Estas ações consistiram na retirada de veículos e outros objetos abandonados na via pública, na regularização de ligações de água da rede pública, bem como na fiscalização de animais na via pública, de forma a promover o sentimento de segurança na comunidade da Cidade Sol, em Santo António da Charneca.
Estas ações visaram, ainda, reforçar a visibilidade em áreas de grande concentração de pessoas, prevenir a criminalidade e proteger o ambiente e os animais, contribuindo para a dissuasão de comportamentos ilícitos em espaços urbanos.
A operação, desenvolvida em conjunto com a Câmara Municipal do Barreiro, culminou nos seguintes resultados:
· Remoção de três viaturas ligeiras, dois motociclos e uma embarcação, que se encontravam abandonados na via pública, pelos serviços da Câmara Municipal do Barreiro;
· Fiscalização de 16 animais, tendo sido recolhidos nove canídeos por não terem documentação, pela Câmara Municipal do Barreiro;
· Retirada de diversos objetos abandonados na via pública e regularização de ligações de água da rede pública.
A operação contou com o empenhamento de 45 militares da valência Territorial, Intervenção e Proteção da Natureza e Ambiente, do Comando Territorial de Setúbal, tendo contado ainda com o reforço de meios do Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI) da GNR. Estiveram ainda presentes o veterinário municipal e 25 funcionários dos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal do Barreiro.
Com objetivo de aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos, as Forças e Serviços de Segurança e Agências do Estado, através de um trabalho conjunto e de coordenação entre si e envolvendo a capacidade de todas em diversas e múltiplas áreas de atuação policial, sob a coordenação do Sistema de Segurança Interna (SSI), encontram-se a desenvolver a Campanha “Portugal Sempre Seguro”.
Das Forças e Serviços de Segurança e Agências do Estado, destacam-se a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Judiciária (PJ), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a Autoridade Tributária (AT), a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).