Um homem de 45 anos foi detido no concelho de Esposende, no passado dia 22 de abril, por suspeita de violência doméstica contra a sua companheira de 44 anos. A operação foi conduzida pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR de Braga.
A investigação apurou que o agressor infligia violência física e psicológica à vítima. Durante a ação policial foi executado um mandado de busca domiciliária, que resultou na detenção do suspeito e na apreensão de material informático e três telemóveis.
Presente ao Tribunal Judicial de Esposende, o homem ficou sujeito a medidas de coação, nomeadamente afastamento da residência comum, proibição de aproximação num raio de 250 metros – controlado por pulseira eletrónica –, e proibição de contacto com a vítima por qualquer meio.
A GNR relembra que a violência doméstica é um crime público, devendo ser denunciado. A instituição disponibiliza diversos canais de denúncia e apoio, incluindo o Portal Queixa Eletrónica, o número de emergência 112 e aplicações móveis específicas.