Um homem de 45 anos foi detido no passado sábado, 6 de abril, no concelho de Vila Nova de Gaia, por violência doméstica e posse de arma proibida, numa operação conduzida pelo Comando Territorial do Porto da GNR, através do Posto Territorial dos Carvalhos.
Na sequência de uma denúncia de violência doméstica, os militares da GNR deslocaram-se ao local e confirmaram que a vítima, uma mulher de 42 anos, sofria agressões físicas e psicológicas por parte do companheiro. Durante o incidente, o suspeito chegou mesmo a efetuar um disparo para o ar com uma arma de fogo, como forma de intimidação.
Foi realizada uma busca domiciliária, que resultou na detenção do agressor e na apreensão do seguinte material:
- Uma arma de fogo
- Uma arma branca
- Uma soqueira
- Dez munições
- Um invólucro de munição
O homem foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial do Porto. A operação contou com o apoio do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Nova de Gaia.
A GNR volta a alertar para a gravidade da violência doméstica, lembrando que se trata de um crime público que deve ser denunciado por qualquer cidadão.
As denúncias podem ser feitas de forma presencial nos postos da GNR, pelo número de emergência 112, no Portal Queixa Eletrónica, ou através das aplicações App MAI112 e SMS Segurança, destinadas a cidadãos surdos.
Denunciar pode fazer a diferença na proteção das vítimas e na prevenção de tragédias.