Tráfico de pessoas: PJ participa em operação internacional coordenada pela Interpol


A Polícia Judiciária (PJ) participou numa operação global coordenada pela Interpol que permitiu sinalizar cerca de 1 800 vítimas de tráfico de seres humanos e detetar 12 992 imigrantes em situação irregular, em 119 países.

A operação, denominada Liberterra III, decorreu entre 10 e 21 de novembro de 2025 e resultou na detenção de 3 744 suspeitos envolvidos em crimes de tráfico de pessoas. Ao longo da ação, foram mobilizados mais de 14 mil efetivos policiais, que realizaram vigilâncias em pontos críticos, rusgas direcionadas e reforçaram os controlos fronteiriços.

Segundo as autoridades, a operação deu ainda origem a mais de 720 novas investigações, muitas das quais continuam atualmente em curso.

Em Portugal, a Polícia Judiciária participou através da Unidade Nacional Contraterrorismo, desenvolvendo diversas ações no âmbito do crime de auxílio à imigração ilegal, enquadradas em inquéritos a decorrer nesta polícia criminal.

Os resultados operacionais em território nacional traduziram-se na fiscalização de 50 moradas e na identificação de 120 pessoas. Entre as ações realizadas, destaca-se uma intervenção na zona de Sobral de Monte Agraço, onde foram visadas três habitações associadas à exploração sexual, tendo sido identificadas 30 pessoas.

A operação Liberterra III insere-se na estratégia internacional de combate ao tráfico de seres humanos e à imigração ilegal, reforçando a cooperação policial transnacional no desmantelamento de redes criminosas organizadas.

0