O Comando Territorial de Beja realizou hoje, dia 4 de outubro, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante da Unidade, Coronel José Manuel Brito Sousa, que foi presidida pelo presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Alberto Ribeiro Veloso, que conferiu posse. O evento teve lugar nas instalações do Comando da Unidade, em Beja.
O Coronel José Brito Sousa tem 50 anos, é natural de Angola e tem dois filhos.
O Coronel José Sousa é Mestre em Estratégia e está habilitado com o Mestrado em Ciências Militares na especialidade de Segurança, pela Academia Militar, e, para além dos cursos de promoção estatuariamente exigidos, possuí o Curso de Estado-Maior Conjunto, Curso de Planeamento de Operações de Ciberdefesa, Informations Operations Planning Course, NATO School Oberammergau, Advanced Course for Political Advisors in Common Security and Defence Policy Missions and Operations, European Union External Action, Curso de Operações Psicológicas, Curso Internacional de Estudos de Segurança Interna, Curso de Gestão Civil de Crises.
Tem desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, de entre as quais se destacam:
· 2.º Comandante do Comando Territorial de Leiria;
· Chefe do Grupo Integrado de Planeamento de Operações, do Departamento de Operações, do Comando Operacional;
· Docente da Área de Ensino de Operações Militares, do Instituto Universitário Militar;
· Chefe da Repartição de Colocações, da Direção de Recursos Humanos, do CARI;
· Comandante de Companhia de Alunos, da Academia Militar;
· Comandante do Destacamento Territorial de Oeiras, da extinta Brigada Territorial n.º 2;
· Comandante do Destacamento Territorial de Leiria, da extinta Brigada Territorial n.º 2.
No plano internacional, destaca-se ainda a função:
· Assessor do Ministro do Interior, da República Democrática de Timor-Leste.
Da sua carreira constam várias condecorações e louvores.
O Comando Territorial de Beja é uma unidade com sede na cidade de Beja e é responsável pelo cumprimento da missão da GNR neste distrito. Tem como missão garantir as condições de segurança que permitam o exercício dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, garantir a ordem e a tranquilidade pública e a segurança e a proteção das pessoas e dos bens, prevenir a criminalidade em geral, desenvolver as ações de investigação criminal e contraordenacional, zelar pelo cumprimento das leis e regulamentos relativos à viação terrestre e aos transportes rodoviários, promover e garantir a segurança rodoviária e manter a vigilância e a proteção de pontos sensíveis. Integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e ainda cinco Destacamentos Territoriais, designadamente Almodôvar, Aljustrel, Beja, Moura e Odemira, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 35.