Terça-feira, Novembro 26, 2024

chamada da rede fixa nacional

Segurança e Prevenção Rodoviária

PSP deteve 7.255 condutores por crimes rodoviários e registou 164.854 infrações rodoviárias, de 1 de janeiro a 31 de outubro de 2024.

A Polícia de Segurança Pública (PSP), na prossecução das suas competências de prevenção e fiscalização no contexto da segurança rodoviária, tem-se preocupado especialmente com as infrações rodoviárias e com os comportamentos que causam distração nos condutores, uma vez que estes fatores potenciam a sinistralidade com impacto direto no sentimento de (in)segurança dos condutores e demais utentes dos principais eixos rodoviários.

Os dados da sinistralidade rodoviária de 1 de janeiro a 31 de outubro de 2024, em comparação com o período homólogo de 2023, revelam que, apesar do número de feridos graves ter diminuído (-2), o número de acidentes, feridos leves e vítimas mortais aumentou (+1.340, +473 e +5, respetivamente).

Sinistralidade Rodoviária – Comparativo 2023/2024
AnoN.º de AcidentesVítimas MortaisFeridos GravesFeridos LevesN.º Total de Feridos
202347.6726467414.68015.354
202449.0126967215.15315.825

No que concerne às referidas vítimas mortais registadas nas estradas, 23 resultaram de atropelamentos, 26 de colisões e 20 de situações de despiste.

Relativamente à fiscalização rodoviária, de 1 de janeiro a 31 de outubro de 2024, a PSP realizou, em todo o território nacional, uma média de 66 operações por dia, tendo fiscalizado 570.379 condutores e controlado 1.766.445 viaturas por radar. No total foram registadas 164.854 contraordenações, o que equivale a uma média de cerca de 540 infrações por dia.

Das infrações registadas no mesmo período, destacamos 24.352 por excesso de velocidade, o que corresponde a 14,8% do total das infrações registadas, constituindo números que, numa vertente preventiva, merecem especial preocupação por parte da PSP, uma vez que a condução em excesso de velocidade continua a ser um dos principais fatores da sinistralidade rodoviária.

Foram efetuados 171.455 testes de alcoolemia, dos quais resultaram 2.890 autos de contraordenação por condução sob o efeito do álcool. Salientamos que, destas infrações, 647 dizem respeito a condutores aos quais se aplica a taxa reduzida de álcool (condutores com carta de condução há menos de 3 anos ou condutores profissionais), o que corresponde a cerca de 22,4% das infrações registadas por condução sob o efeito do álcool.

Destacamos 4.271 infrações por uso do telemóvel, o que significa que, por dia, foram verificados mais de 14 condutores a praticar o exercício da condução enquanto manuseavam o telemóvel.

Registaram-se ainda:

– 15.884 infrações por falta de inspeção periódica obrigatória;

– 5.191 por falta de seguro de responsabilidade civil;

– 2.329 por falta do uso do cinto de segurança; e

– 844 por falta do uso de sistemas de retenção. 

No período referido foram ainda efetuadas 7.255 detenções por crimes rodoviários, nomeadamente 3.821 por condução sob o efeito do álcool e 3.434 por condução sem habilitação legal.

Atualmente, o fator humano do comportamento é reconhecido como a condição mais relevante para a ocorrência da maioria dos acidentes de viação, seja por infração e/ou desrespeito pelas regras e sinais de trânsito, seja perante um acontecimento inesperado. Sendo os cenários urbanos altamente dinâmicos, com múltiplos utilizadores da rodovia em constante movimento, o comportamento responsável e cumpridor dos condutores assume um papel fundamental para a diminuição da sinistralidade rodoviária.

A PSP, como ator fulcral no sistema de prevenção rodoviária, apela a todos os condutores para que conduzam em segurança, adaptando a sua condução às condições meteorológicas e ao estado da via. Alertamos para que não adotem comportamentos que possam diminuir as suas capacidades de condução, como conduzir em excesso de velocidade ou sob o efeito do álcool e/ou de substâncias psicotrópicas, ou que sejam suscetíveis de causarem distrações, como o uso do telemóvel durante a condução.

Relembramos todos os condutores que não devem conduzir em velocidade excessiva, especialmente na aproximação de passadeiras ou de zonas com grande fluxo de peões, uma vez que este fator impossibilita uma imobilização, em segurança, das viaturas, podendo originar um embate. Apelamos também a todos os condutores e passageiros que usem os elementos de segurança passiva – cintos de segurança, sistemas de retenção, capacetes, os quais, apesar de não evitarem acidentes, reduzem o impacto e o risco de ferimentos e/ou sequelas em caso de colisão.

No dia 17 de novembro de 2024, assinalou-se o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, efeméride dedicada à memória dos muitos milhões de pessoas falecidas em desastres de viação em todo o mundo, pelo que a PSP aproveita para relembrar e apelar aos condutores que os comportamentos irresponsáveis na estrada não colocam em perigo apenas a vida de quem conduz, mas de todos os utentes da via, sendo a segurança rodoviária uma responsabilidade de todos e cada um de nós.

Só com uma condução responsável e segura por parte de todos os utilizadores das rodovias será possível diminuir a sinistralidade.

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Segurança e Prevenção Rodoviária

PSP deteve 7.255 condutores por crimes rodoviários e registou 164.854 infrações rodoviárias, de 1 de janeiro a 31 de outubro de 2024.

A Polícia de Segurança Pública (PSP), na prossecução das suas competências de prevenção e fiscalização no contexto da segurança rodoviária, tem-se preocupado especialmente com as infrações rodoviárias e com os comportamentos que causam distração nos condutores, uma vez que estes fatores potenciam a sinistralidade com impacto direto no sentimento de (in)segurança dos condutores e demais utentes dos principais eixos rodoviários.

Os dados da sinistralidade rodoviária de 1 de janeiro a 31 de outubro de 2024, em comparação com o período homólogo de 2023, revelam que, apesar do número de feridos graves ter diminuído (-2), o número de acidentes, feridos leves e vítimas mortais aumentou (+1.340, +473 e +5, respetivamente).

Sinistralidade Rodoviária – Comparativo 2023/2024
AnoN.º de AcidentesVítimas MortaisFeridos GravesFeridos LevesN.º Total de Feridos
202347.6726467414.68015.354
202449.0126967215.15315.825

No que concerne às referidas vítimas mortais registadas nas estradas, 23 resultaram de atropelamentos, 26 de colisões e 20 de situações de despiste.

Relativamente à fiscalização rodoviária, de 1 de janeiro a 31 de outubro de 2024, a PSP realizou, em todo o território nacional, uma média de 66 operações por dia, tendo fiscalizado 570.379 condutores e controlado 1.766.445 viaturas por radar. No total foram registadas 164.854 contraordenações, o que equivale a uma média de cerca de 540 infrações por dia.

Das infrações registadas no mesmo período, destacamos 24.352 por excesso de velocidade, o que corresponde a 14,8% do total das infrações registadas, constituindo números que, numa vertente preventiva, merecem especial preocupação por parte da PSP, uma vez que a condução em excesso de velocidade continua a ser um dos principais fatores da sinistralidade rodoviária.

Foram efetuados 171.455 testes de alcoolemia, dos quais resultaram 2.890 autos de contraordenação por condução sob o efeito do álcool. Salientamos que, destas infrações, 647 dizem respeito a condutores aos quais se aplica a taxa reduzida de álcool (condutores com carta de condução há menos de 3 anos ou condutores profissionais), o que corresponde a cerca de 22,4% das infrações registadas por condução sob o efeito do álcool.

Destacamos 4.271 infrações por uso do telemóvel, o que significa que, por dia, foram verificados mais de 14 condutores a praticar o exercício da condução enquanto manuseavam o telemóvel.

Registaram-se ainda:

– 15.884 infrações por falta de inspeção periódica obrigatória;

– 5.191 por falta de seguro de responsabilidade civil;

– 2.329 por falta do uso do cinto de segurança; e

– 844 por falta do uso de sistemas de retenção. 

No período referido foram ainda efetuadas 7.255 detenções por crimes rodoviários, nomeadamente 3.821 por condução sob o efeito do álcool e 3.434 por condução sem habilitação legal.

Atualmente, o fator humano do comportamento é reconhecido como a condição mais relevante para a ocorrência da maioria dos acidentes de viação, seja por infração e/ou desrespeito pelas regras e sinais de trânsito, seja perante um acontecimento inesperado. Sendo os cenários urbanos altamente dinâmicos, com múltiplos utilizadores da rodovia em constante movimento, o comportamento responsável e cumpridor dos condutores assume um papel fundamental para a diminuição da sinistralidade rodoviária.

A PSP, como ator fulcral no sistema de prevenção rodoviária, apela a todos os condutores para que conduzam em segurança, adaptando a sua condução às condições meteorológicas e ao estado da via. Alertamos para que não adotem comportamentos que possam diminuir as suas capacidades de condução, como conduzir em excesso de velocidade ou sob o efeito do álcool e/ou de substâncias psicotrópicas, ou que sejam suscetíveis de causarem distrações, como o uso do telemóvel durante a condução.

Relembramos todos os condutores que não devem conduzir em velocidade excessiva, especialmente na aproximação de passadeiras ou de zonas com grande fluxo de peões, uma vez que este fator impossibilita uma imobilização, em segurança, das viaturas, podendo originar um embate. Apelamos também a todos os condutores e passageiros que usem os elementos de segurança passiva – cintos de segurança, sistemas de retenção, capacetes, os quais, apesar de não evitarem acidentes, reduzem o impacto e o risco de ferimentos e/ou sequelas em caso de colisão.

No dia 17 de novembro de 2024, assinalou-se o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, efeméride dedicada à memória dos muitos milhões de pessoas falecidas em desastres de viação em todo o mundo, pelo que a PSP aproveita para relembrar e apelar aos condutores que os comportamentos irresponsáveis na estrada não colocam em perigo apenas a vida de quem conduz, mas de todos os utentes da via, sendo a segurança rodoviária uma responsabilidade de todos e cada um de nós.

Só com uma condução responsável e segura por parte de todos os utilizadores das rodovias será possível diminuir a sinistralidade.

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