A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta segunda-feira, um homem de 55 anos no concelho de Seia, distrito da Guarda, suspeito da prática de crimes de abuso sexual contra uma menor de 13 anos. A vítima é sobrinha da companheira do detido.
Segundo comunicado enviado pela PJ ao Notícias ao Minuto, o suspeito está indiciado pelos crimes de abuso sexual de crianças, abuso de menores dependentes ou em situação particularmente vulnerável e pornografia de menores. As autoridades apuraram que os abusos terão ocorrido na residência onde o homem vivia com a companheira, decorrendo de forma continuada desde maio de 2025.
A investigação foi desencadeada após uma denúncia efetuada por um familiar da vítima junto da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Seia. Na sequência da queixa, os inspetores realizaram diligências que permitiram recolher “sólidos elementos probatórios” que consolidaram as suspeitas e levaram à detenção.
O detido, de 55 anos, será agora presente a primeiro interrogatório judicial para a aplicação das medidas de coação tidas como adequadas. O inquérito é titulado pelo Ministério Público da Guarda.

