O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Moimenta da Beira, no dia 2 de fevereiro, deteve oito homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e os 41 anos, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Tabuaço, Sernancelhe, Penedono, São João da Pesqueira e Vila Nova de Gaia.
No âmbito de uma investigação iniciada em dezembro de 2023, a Guarda Nacional Republicana desmantelou uma rede organizada de suspeitos que operava na zona centro do país e que procedia à venda de produto estupefaciente junto de estabelecimentos de ensino e respetivas imediações.
Na sequência de diversas diligências de investigação, os militares da Guarda deram cumprimento a 11 mandados de detenção fora de flagrante delito e a 21 mandados de busca, 14 domiciliárias e sete em veículos e anexos agrícolas, tendo sido possível apreender o seguinte material:
- Dez facas;
- Cinco navalhas;
- Cinco balanças decimais;
- 27 doses de haxixe;
- 14 telemóveis;
- Um computador portátil;
- Um aerossol de defesa;
- Uma espingarda de ar comprimido;
- Uma caixa de chumbos;
- Material de corte e acondicionamento de estupefacientes.
Os suspeitos foram presentes ao Tribunal Judicial de Viseu, tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva a dois homens, de 19 e 21 anos. Aos restantes arguidos foi aplicada a medida de proibição de contacto entre todos os envolvidos, bem como a proibição de acesso ao concelho de Tabuaço.
A operação policial envolveu cerca de 80 militares das valências de Investigação Criminal, Territorial, Intervenção Rápida, Cinotécnica e Manutenção da Ordem Pública, contando ainda com o apoio da Unidade de Intervenção (UI), dos Comandos Territoriais da Guarda e do Porto, bem como com o apoio do Comando da Polícia de Segurança Pública do Porto.

