Mulher detida em Lisboa por tráfico de cocaína transportada por via aérea


A Polícia Judiciária deteve uma cidadã estrangeira, de 27 anos, fortemente suspeita da prática do crime de tráfico de estupefacientes, no âmbito do combate à introdução de droga em território nacional por via aérea.

A arguida transportou para Lisboa, proveniente de um país da América do Sul, uma quantidade de cocaína que, devido ao seu elevado grau de pureza, seria suficiente para a composição de pelo menos 8.500 doses individuais. Parte do produto estupefaciente apreendido encontrava-se dissimulado no interior do organismo da detida.

A mulher foi presente a primeiro interrogatório judicial de arguido detido, perante a autoridade judiciária competente, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A detenção ocorreu no quadro da atividade regular desenvolvida pela Polícia Judiciária com vista à prevenção e repressão da introdução de produtos estupefacientes em Portugal.

Apesar dos elevados riscos para a vida humana, as redes criminosas continuam a recrutar correios humanos, frequentemente jovens adultos em situação de grande vulnerabilidade económica e ou emocional. Estes são aliciados com promessas de elevadas quantias monetárias e com informação enganosa quanto aos reais perigos associados ao transporte de droga no interior do organismo, incluindo o risco de morte.

A investigação é conduzida pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária e encontra-se em curso.

0