O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Destacamento Territorial de Leiria e em colaboração com o Tribunal Judicial de Leiria, nos dias de 26 e 27 de novembro, deteve nove homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 59 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Castro Verde e Albufeira.
Na sequência de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que dura há mais de 13 meses, os militares da Guarda encetaram diligências policiais que permitiram apurar a existência de uma rede organizada que se dedicava ao tráfico de estupefacientes. No seguimento da investigação, foi dado cumprimento a oito mandados de detenção, tendo ainda sido executadas 29 buscas, 13 domiciliárias e 16 em viaturas, anexos e estabelecimento comercial, nos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Castro Verde e Albufeira.
No seguimento desta operação foi apreendido diverso material, destacando-se:
- 10.538,50 doses de cocaína;
- 5.598 doses de MDMA;
- 116,20 doses de haxixe;
- 1,64 doses de canábis;
- 67,6 gramas de quetamina;
- 5.260,00 ml de GHB;
- Seis viaturas ligeiras;
- Dois motociclos;
- 5.547,72 euros em numerário;
- 17 telemóveis;
- Cinco balanças de precisão;
- Diversos comprimidos clínicos de venda não autorizada;
- Diversos artigos tecnológicos;
- Diversos utensílios relativos à prática do crime de tráfico de estupefaciente.
A operação contou com o reforço da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Leiria e dos Núcleos de Investigação Criminal de Caldas da Rainha e de Pombal. Contou ainda com o reforço da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Faro, do Subdestacamento Territorial de Albufeira, do Destacamento de Intervenção (DI) de Faro e do Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI) da GNR.
Esta operação teve ainda o apoio do Tribunal Judicial de Leiria e da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Os detidos serão presente a primeiro interrogatório amanhã, dia 28 de novembro, no Tribunal Judicial de Leiria, para aplicação das medidas de coação.