Um jovem de 17 anos foi detido no dia 28 de setembro, em Montemor-o-Novo, numa operação realizada pelo Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Montemor-o-Novo, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção ocorreu após o suspeito demonstrar um comportamento suspeito ao avistar a viatura da Guarda Nacional Republicana (GNR), que patrulhava a localidade.
Ao perceber a atitude do jovem, os militares decidiram abordá-lo e proceder a uma revista, onde foi encontrado haxixe na sua posse. Na sequência desta descoberta, foi realizada uma busca domiciliária à residência do suspeito, resultando na apreensão de uma quantidade significativa de estupefacientes e de materiais associados ao tráfico de droga.
Entre os itens apreendidos estavam 204,76 doses de haxixe, 73 doses de MDMA, duas botijas de óxido nitroso, uma balança de precisão, e diverso material utilizado no corte e acondicionamento das substâncias.
Após a detenção, o jovem foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo. A operação contou também com o apoio do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Novo.