O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, recuperou no dia 26 de setembro de 2024 uma grande quantidade de artigos furtados no concelho de Ponte de Lima. A operação policial foi desencadeada após uma denúncia de furto em residência ocorrida em julho deste ano, que levou à realização de uma investigação detalhada e posterior busca domiciliária.
Segundo as autoridades, após receberem a denúncia, os militares da Guarda encetaram várias diligências de investigação, que culminaram na identificação de um suspeito e na obtenção de um mandado para realizar a busca na sua residência. Durante a operação, foram recuperados objetos furtados não só da residência em questão, mas também outros itens suspeitos de pertencerem a diferentes crimes de furto cometidos na região.
A ação permitiu apreender diversos materiais, entre eles:
- Três telemóveis de diferentes marcas;
- Duas colunas de som de alta qualidade;
- Uma televisão de ecrã plano;
- Uma máquina fotográfica;
- Uma carteira contendo documentos pessoais;
- Uma caixa tipo cofre, que poderá ter sido usada para armazenar itens de valor;
- Um disco rígido;
- Diversos objetos de decoração, como molduras e pequenas esculturas;
- Diversos artigos de bijuteria, incluindo anéis e colares;
- Várias peças de vestuário;
- Cartões de crédito e de débito;
- Diversos documentos de identificação pessoal.
Estes objetos, de acordo com a GNR, têm origem em diferentes furtos que ocorreram na região, o que amplia a dimensão da investigação. Através da identificação dos artigos, as autoridades esperam conseguir reunir provas adicionais que possam ajudar na recuperação de mais bens e na identificação de outros possíveis envolvidos nos crimes.