A Polícia de Segurança Pública deteve, esta terça-feira, em Espinho, dois homens, de 38 e 41 anos, fortemente indiciados pela prática de, pelo menos, seis crimes de roubo ocorridos na cidade ao longo do verão, num dos quais um dos suspeitos terá usado uma falsa identidade de agente da Polícia Judiciária para concretizar a ação ilícita.
As detenções foram efetuadas pela Esquadra de Investigação Criminal de Espinho, que cumpriu, pelas 07h00, diligências judiciais que permitiram localizar e deter os dois suspeitos, fora de flagrante delito, após uma investigação que, num curto espaço de tempo, recolheu, cruzou e analisou informação e elementos probatórios relevantes, possibilitando a identificação dos presumíveis autores.
A investigação apurou que os seis roubos investigados ocorreram na cidade de Espinho durante o período de verão, uma altura em que a afluência de pessoas à cidade costeira aumenta significativamente, o que pode ter levado os suspeitos a aproveitar-se da maior movimentação e, em alguns casos, da distração das vítimas para concretizar as ações ilícitas. O facto de um dos suspeitos ter feito passar-se por elemento da Polícia Judiciária, utilizando essa falsa qualidade para concretizar um dos roubos, agrava substancialmente a gravidade dos factos, já que o crime de usurpação de funções públicas é punido com pena de prisão até cinco anos ou com pena de multa, e revela um nível de planeamento e de audácia que vai além do roubo simples.
A celeridade da investigação e a pronta atuação policial permitiram contribuir para o rápido esclarecimento dos factos e para a responsabilização dos seus presumíveis autores, constituindo esta operação um importante contributo para a reposição do sentimento de segurança e tranquilidade pública na cidade de Espinho, face à frequência e à natureza dos ilícitos em investigação. A PSP sublinha que as diligências de investigação prosseguem, com vista ao completo esclarecimento dos factos e à eventual identificação de outros ilícitos relacionados com os suspeitos, o que significa que os investigadores não descartam a possibilidade de haver mais roubos ou outros crimes ligados a estes dois homens que ainda não foram identificados ou denunciados.
Os dois detidos serão presentes à Autoridade Judiciária competente, para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação das medidas de coação consideradas adequadas, fase em que o juiz vai avaliar os indícios contra cada um, o risco de fuga ou de continuação da atividade criminosa e decidir se aplicam medidas como termo de identidade e residência, proibição de se aproximar de determinadas zonas ou, em casos mais graves, prisão preventiva. O facto de estarem indiciados por, pelo menos, seis roubos, e de um deles ter usado uma falsa identidade de agente da PJ, poderá pesar na decisão do tribunal, já que a reincidência e a gravidade das circunstâncias são fatores que os juízes consideram quando avaliam o risco de um arguido voltar a delinquir se for deixado em liberdade.
O caso insere-se num padrão de roubos que tem vindo a ocorrer em várias cidades costeiras portuguesas durante o verão, onde a maior afluência de turistas e residentes cria oportunidades para criminosos que atuam de forma rápida e, por vezes, violenta, aproveitando-se da distração das vítimas ou de situações de vulnerabilidade. A detenção destes dois suspeitos, ainda que fora de flagrante, envia um sinal de que as autoridades estão a levar a sério estes casos e que há capacidade de investigação para identificar e prender quem está por trás de uma série de roubos, mesmo quando não há câmaras de vigilância ou testemunhas diretas em todos os episódios.
Com os arguidos já detidos e a serem presentes ao tribunal, o próximo passo será a consolidação da prova pelo Ministério Público, que vai ouvir as vítimas, analisar os relatórios da PSP e preparar a acusação formal pelos seis roubos e, eventualmente, pelo crime de usurpação de funções públicas. Se vierem a ser condenados, os dois homens poderão enfrentar penas de prisão significativas, dada a quantidade de crimes imputados, as circunstâncias agravantes e a existência ou não de antecedentes criminais, cabendo ao tribunal avaliar todas as circunstâncias do caso para determinar a pena adequada.
