Detenção por suspeita de tráfico de estupefacientes no Aeroporto Humberto Delgado


A Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço (DSACF), no dia 18 de novembro, pelas 12h36, deteve, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, uma cidadã com 21 anos de idade, por ser suspeita da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No âmbito das ações de controlo fronteiriço, sob a responsabilidade da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras da PSP, foi identificada uma passageira, em trânsito por Lisboa para país da União Europeia, que apresentou comportamentos suspeitos durante a verificação documental. Entre outros sinais, percebeu-se que a mesma tinha permanecido apenas dois dias no Brasil, circunstância que motivou o aprofundamento das diligências.

Perante as questões colocadas pelas autoridades, a passageira apresentou explicações incoerentes relativamente ao motivo da viagem, ao itinerário de regresso e ao paradeiro de uma alegada acompanhante, demonstrando evidente desconforto e nervosismo.

Face às inconsistências verificadas, foi determinado o seu encaminhamento para as instalações da 2.ª Linha da Esquadra de Controlo Fronteiriço da DSACF da PSP no Aeroporto Humberto Delgado, com vista à realização de procedimentos complementares. Durante as diligências que se seguiram, foram encontradas na sua posse, devidamente dissimuladas entre peças de roupa, quatro embalagens contendo um produto com aspeto suspeito, podendo ser estupefaciente.

O produto foi apreendido e sujeito a análise na Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, tendo resultado na identificação de cocaína, com um peso total de 6 175,62 gramas, um total equivalente a 30 878,10 doses individuais.

A detida foi constituída arguida e prestou Termo de Identidade e Residência. Foi presente à Autoridade Judiciária competente para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido decretada a medida de coação de prisão preventiva.

0