A Polícia Judiciária, com a colaboração da Imprensa Nacional Casa da Moeda, desenvolveu, na passada terça-feira, dia 22 de outubro, uma operação de prevenção e deteção de branqueamento de capitais e combate à criminalidade organizada direcionada aos principais operadores económicos do setor de atividade da fundição de artigos de ouro e outros metais preciosos, de elevado valor comercial, que se encontram localizados nas cidades do Porto e Gondomar.
A operação incidiu sobre o negócio de fundição de artigos com metais preciosos, com o objetivo de se obter o registo histórico de todos os objetos enviados para fundição e a identificação da eventual proveniência ilícita dos mesmos.
Da investigação resultou a notificação dos referidos operadores económicos para apresentarem quer inúmeros artigos quer os documentos comprovativos das transações comerciais, que serão alvo de análise por parte do departamento competente desta Polícia em matéria de prevenção e deteção de branqueamento de capitais e criminalidade organizada.
Sublinhe-se que em 2024 o preço do ouro atingiu níveis históricos, ultrapassando os 2500 dólares por onça, o que representa um aumento de 21% desde o início do ano. Em Portugal o preço médio do ouro em janeiro de 2024 era de €59,940 por grama, tendo em outubro de 2024 passado para 78,433 por grama.