A Polícia de Segurança Pública, durante a madrugada do dia 04DEZ2025, em São João da Madeira, procedeu à detenção de um homem, de 55 anos, pela prática de um crime contra a Autoridade Pública (ofensas à integridade física a agente de autoridade).
A detenção ocorreu no âmbito de uma operação de fiscalização e segurança rodoviária levada a cabo naquela cidade, durante a qual o suspeito foi submetido a testes de alcoolemia que confirmaram valores compatíveis com a prática do ilícito de condução sob efeito de álcool. Neste âmbito, foi requerida pelo cidadão contraprova por colheita de sangue, tendo o mesmo sido transportado para a Unidade Local de Saúde de Entre o Douro e Vouga, em Santa Maria da Feira.
No trajeto, o suspeito tentou, de forma reiterada, retirar o cinto de segurança, obrigando o motorista da viatura policial a imobilizar a viatura. Nesse momento, o suspeito encetou fuga, sendo intercetado pelos Polícias a cerca de 20 metros do local. Durante a intervenção policial, o suspeito adotou uma postura de resistência ativa, desferindo agressões físicas a um dos polícias. Perante tal comportamento, tornou-se necessário recorrer ao uso proporcional e estritamente necessário da força para assegurar a detenção.
Na sequência do incidente, tanto o detido como um dos polícias envolvidos receberam assistência hospitalar imediata.
O suspeito foi, posteriormente, presente à Autoridade Judiciária, no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, tendo o processo baixado a inquérito.
A Polícia de Segurança Pública reafirma o seu compromisso com a defesa da legalidade democrática, a proteção das populações e a garantia da segurança rodoviária. Continuaremos a desenvolver ações de fiscalização e prevenção, visando reduzir comportamentos de risco e assegurar o cumprimento rigoroso da lei, em prol da segurança de todos os cidadãos.

