Aeroporto Humberto Delgado


PSP detém cidadão procurado internacionalmente por crimes relacionados com auxílio à imigração ilegal e facilitação de passagem irregular de fronteira.

A Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, sob a coordenação da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF), no dia 10 de fevereiro, procedeu à detenção de um cidadão estrangeiro, do sexo masculino, de 29 anos de idade e nacionalidade estrangeira, no âmbito do cumprimento de um mandado de detenção internacional difundido pela INTERPOL, para efeitos de execução de pena de prisão.

A detenção ocorreu durante ações de controlo fronteiriço, após confirmação de um alerta internacional ativo para detenção, emitido pelas autoridades judiciárias da República da Sérvia, concretamente pelo Tribunal Primário de Pirot.

De acordo com a informação constante na difusão internacional, o cidadão foi condenado pelos crimes relacionados com auxílio à imigração ilegal e facilitação de passagem irregular de fronteira, factos associados ao transporte organizado de migrantes em situação irregular. Sobre o mesmo impende uma pena de três anos e quatro meses de prisão, decretada por Tribunal Sérvio.

Após a detenção e o cumprimento das formalidades legais, o detido foi conduzido às instalações policiais da PSP, tendo sido dado conhecimento às autoridades judiciárias competentes, aguardando os ulteriores trâmites processuais no âmbito da cooperação judiciária internacional.

A Polícia de Segurança Pública, através da UNEF e de todo o seu dispositivo, reafirma o seu compromisso e empenho permanente no combate à criminalidade organizada e transnacional e à imigração ilegal, bem como na execução dos mecanismos de cooperação policial e judiciária internacional, contribuindo para a segurança do espaço europeu.

0