- publicidade -
- publicidade -

GNR resgata praticante de canyoning ferido no Parque Nacional Peneda-Gerês

Um praticante de canyoning, de 34 anos, foi resgatado no dia 20 de maio no Rio Carcerelha, em Ponte da Barca, após sofrer uma fratura no tornozelo esquerdo durante uma manobra de progressão em cursos de água, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A operação de salvamento foi conduzida pela Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, através do Posto de Busca e Resgate em Montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês (PTBRM-PNPG), após um alerta para a situação de emergência.

A vítima encontrava-se numa zona de difícil acesso, apenas alcançável com recurso a manobras de cordas, o que obrigou a uma intervenção técnica e minuciosa. Os militares procederam à estabilização do ferido e à regulação da sua temperatura corporal, antes de o retirar do leito do rio com o apoio de uma maca e ultrapassando três cascatas.

Após o resgate, a vítima foi transportada por trilho pedestre até à estrada, onde aguardavam os meios de socorro dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca.

A operação contou com o apoio dos bombeiros locais e de dois praticantes de canyoning que se encontravam na área. A Guarda Nacional Republicana realça o sucesso da missão e destaca a importância de uma preparação adequada para a prática de atividades de natureza, incluindo o planeamento prévio, atenção às condições meteorológicas e a utilização de equipamento apropriado, com vista à prevenção de acidentes.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nuvens dispersas
14.4 ° C
14.4 °
14.4 °
88 %
2.5kmh
25 %
Sex
25 °
Sáb
27 °
Dom
25 °
Seg
25 °
Ter
14 °

Homem detido em Espinho por suspeita de tráfico de estupefacientes

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, no dia...

PJ detém mulher suspeita de tentativa de homicídio em Chaves

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação...
- publicidade -