A Polícia Judiciária (PJ) procedeu esta segunda-feira à extradição de um homem de 40 anos, suspeito do homicídio de uma mulher em Setúbal, ocorrido a 16 de junho de 2024. O indivíduo foi detido no passado dia 16 de abril, em Pontevedra, Espanha, pela Guardia Civil, na sequência de um mandado de detenção europeu.
Segundo comunicado da PJ, o crime terá tido motivações de vingança. Na véspera do homicídio, tinham ocorrido desacatos no Bairro da Bela Vista, em Setúbal, envolvendo vários disparos e danos em habitações. No dia seguinte, a partir da janela da sua residência, o suspeito disparou várias vezes com uma arma de fogo contra uma viatura em circulação, atingindo mortalmente a vítima, uma mulher de 32 anos. A investigação apurou que o agressor terá confundido a vítima com outra pessoa envolvida nos confrontos da noite anterior, que conduzia um veículo semelhante.
Após o crime, o suspeito tentou iludir as autoridades, apresentando-se sob a identidade do seu irmão gémeo, e acabou por fugir para Espanha. A sua detenção foi possível graças à colaboração entre a Polícia Judiciária e as autoridades espanholas, culminando numa operação conjunta que permitiu localizar e deter o homem.
Concluído o processo de extradição, o detido foi presente a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial da Comarca de Setúbal, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.