A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, nos dias 26 e 27 de abril, um total de 2 060,2 quilos de amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum), durante uma operação de fiscalização rodoviária levada a cabo pelo Posto Territorial de Alcochete, no distrito de Setúbal.
A apreensão decorreu após a deteção de seis veículos que transportavam os bivalves sem o obrigatório Documento de Registo de Moluscos Bivalves Vivos, essencial para garantir a rastreabilidade e segurança alimentar. A ausência deste documento impede a identificação da origem dos produtos e compromete as verificações higiossanitárias, representando um sério risco para a saúde pública.
Na operação foram identificados quatro homens, com idades entre os 21 e os 49 anos, e duas mulheres, de 25 e 26 anos. Foram elaborados seis autos de contraordenação por infrações relacionadas com o transporte irregular de bivalves.
Segundo a GNR, os bivalves serão destruídos após verificação higiossanitária, dada a inexistência de garantias de segurança para consumo humano.
A Guarda lembra que o transporte e comercialização de bivalves sem controlo adequado pode implicar a presença de toxinas nocivas à saúde, apelando ao cumprimento rigoroso da legislação para proteção dos consumidores.

