- publicidade -
- publicidade -

GNR detém em Portugal líder de rede criminosa internacional que causou fraude de mais de 31 milhões de euros

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Ação Fiscal (UAF), deteve um homem de 60 anos, de nacionalidade lituana, suspeito de liderar uma organização criminosa internacional responsável por uma fraude fiscal superior a 31 milhões de euros. A detenção ocorreu no arquipélago da Madeira, nos dias 15 e 16 de abril, no âmbito da operação internacional “NIMMERSATT”.

A operação, coordenada pela Procuradoria Europeia (EPPO), foi liderada pelos gabinetes de Berlim (Alemanha) e Vilnius (Lituânia), e envolveu ações simultâneas em vários Estados-membros da União Europeia, nomeadamente Alemanha, Lituânia, Espanha, Holanda, Polónia, Roménia, Letónia, Estónia, Bulgária e Portugal. A investigação contou ainda com o apoio da EUROPOL e da EUROJUST.

Segundo as autoridades, a rede criminosa desmantelada dedicava-se à prática de evasão fiscal e fraude ao IVA e direitos aduaneiros, recorrendo a esquemas de faturação fictícia e simulação de negócios na comercialização de veículos salvados. O objetivo era a obtenção ilegítima de vantagens patrimoniais.

Em território português, a UAF realizou duas buscas domiciliárias e executou um mandado de detenção europeu contra o suspeito, que foi presente à Autoridade Judiciária no dia 16 de abril. Foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A operação contou com o reforço de militares do Comando Territorial da Madeira.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
chuva fraca
11.4 ° C
11.4 °
11.4 °
90 %
5.3kmh
96 %
Dom
13 °
Seg
15 °
Ter
18 °
Qua
22 °
Qui
13 °
- publicidade -