- publicidade -
- publicidade -

Operação “Fraterna Doloris”: PJ detém suspeito de tráfico de pessoas e sinaliza dez vítimas

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, realizou ontem a operação “Fraterna Doloris”, no âmbito de uma investigação por tráfico de pessoas. A ação resultou na detenção de um cidadão estrangeiro e na sinalização de dez vítimas, entre as quais se encontram duas crianças — uma delas igualmente alvo de exploração laboral.

A operação incluiu o cumprimento de um mandado de busca e apreensão domiciliária dirigido a uma unidade hoteleira, onde foram identificados quatro cidadãos estrangeiros. Um dos indivíduos foi detido por suspeitas da prática de crimes de tráfico de pessoas para exploração laboral, auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e utilização de mão-de-obra estrangeira ilegal.

As vítimas encontravam-se em condições de extrema vulnerabilidade, sem qualquer título de residência ou visto de trabalho válido, sendo sujeitas a longas jornadas de trabalho sem remuneração adequada. Estavam sob total controlo dos suspeitos há pelo menos dois anos, desde a sua entrada no espaço europeu, após terem sido aliciadas com falsas promessas de emprego.

A denúncia partiu das próprias vítimas, que conseguiram escapar do local onde estavam alojadas. A situação reportada envolvia atividades criminosas em três países europeus, incluindo Portugal. A PJ atuou de forma célere, com o apoio da EUROPOL e dos mecanismos europeus de partilha de informação criminal.

Face à gravidade dos crimes e ao risco de fuga do suspeito — que não reside legalmente em Portugal —, foi determinada a sua detenção. A investigação, conduzida pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Guimarães, foi iniciada há cerca de um mês e envolveu diligências urgentes que culminaram na suspensão da atividade criminosa.

A PJ contou ainda com a colaboração das equipas multidisciplinares especializadas no apoio às vítimas de tráfico de seres humanos. O detido, de 55 anos, será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
chuva moderada
11.4 ° C
11.4 °
11.4 °
88 %
4.2kmh
91 %
Sáb
13 °
Dom
14 °
Seg
17 °
Ter
18 °
Qua
10 °
- publicidade -