A Guarda Nacional Republicana (GNR) desmantelou uma rede de tráfico de estupefacientes que operava de forma organizada nos distritos de Vila Real e Porto, culminando com a detenção de nove homens e duas mulheres, com idades entre os 26 e os 34 anos. A operação decorreu esta segunda-feira, 8 de abril, nos concelhos de Porto, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.
A ação foi conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Real, após dois anos de investigação, e envolveu o cumprimento de 11 mandados de detenção e 34 buscas — incluindo 14 domiciliárias, cinco em anexos e 15 em viaturas.
O material apreendido revela a dimensão da rede:
- 222 doses de cocaína;
- 843,6 doses de anfetaminas;
- 25,8 doses de MDMA;
- 19,54 doses de haxixe;
- 11,4 doses de cannabis;
- Uma arma de fogo e 37 munições;
- Armas proibidas: duas soqueiras, um bastão extensível, cinco armas brancas, um taser disfarçado de lanterna e um taco de madeira;
- Cinco balanças de precisão, uma delas dissimulada;
- Dois moinhos usados no processamento da droga;
- Diverso material informático e de vigilância, incluindo dois computadores, um tablet, uma câmara de videovigilância e um localizador GPS;
- 34 sacos herméticos e diverso material de embalamento;
- 17.732 euros em numerário.
Os 11 suspeitos serão presentes esta terça-feira, 9 de abril, ao Tribunal Judicial de Vila Real para aplicação de medidas de coação.
A operação contou com a participação de 73 militares da GNR, provenientes dos comandos de Vila Real, Viseu, Bragança, Aveiro e Porto, e teve o apoio da PSP. A investigação prossegue para apurar todos os contornos da rede e eventuais ramificações.