A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Núcleo de Fiscalização Territorial de Imigração de Matosinhos, deteve, no dia 3 de abril, um homem de 21 anos, por entrada ilegal em território nacional, na fronteira terrestre da localidade de Quintanilha, no concelho de Bragança.
A detenção ocorreu no âmbito da “Operação CIVITAS”, que tem como objetivo a recolha de informação e fiscalização de cidadãos estrangeiros, contribuindo para o reforço do sentimento de segurança – em especial junto de cidadãos imigrantes e potenciais vítimas de redes de tráfico e exploração – e para a redução da imigração ilegal e da criminalidade em território nacional. O cidadão estrangeiro em causa deslocava-se de autocarro com origem em Paris, não tendo apresentado qualquer documento válido que legitimasse a sua permanência em território nacional ou no Espaço Schengen. Face à circunstância, e nos termos da Lei n.º 23/2007, de 4 de julho (Lei de Estrangeiros), foi determinada a sua detenção.
A ação contou com o reforço do Comando Territorial de Bragança da GNR.
Após apresentação do detido no Tribunal Judicial de Bragança, foi determinada a sua permanência no Centro de Instalação Temporária, onde aguardará decisão judicial, até à sua expulsão do território nacional.