Uma operação global contra a pornografia infantil resultou no desmantelamento da plataforma online “KidFlix”, que tinha mais de 1,8 milhões de utilizadores em todo o mundo. A investigação, considerada a maior de sempre neste âmbito, envolveu buscas em 35 países e levou à detenção de 79 pessoas, anunciaram hoje as autoridades alemãs.
A operação, coordenada pela Europol e pela Polícia Judiciária da Baviera, teve início em 2022 e permitiu a apreensão de mais de 91.000 vídeos, dos quais 70.000 já foram retirados da plataforma. Além de identificar 1.400 suspeitos em diversos países, a investigação revelou que a plataforma operava com um modelo semelhante ao de serviços de streaming, permitindo o acesso a conteúdos ilegais mediante pagamento.
Nos últimos meses, a Europol tem intensificado o combate à disseminação de conteúdos de abuso infantil, incluindo materiais gerados por inteligência artificial. Em fevereiro, outra operação resultou na detenção de 25 suspeitos envolvidos na distribuição desse tipo de conteúdos, destacando os desafios legais e técnicos que as autoridades enfrentam para combater este crime.
A Comissão Europeia, sob pressão para reforçar o combate ao crime organizado, propôs na terça-feira um aumento do pessoal da Europol e a criação de um plano de ação específico para a proteção infantil e o combate à pedofilia. A proposta será agora analisada pelo Parlamento Europeu e pelos Estados-membros.