- publicidade -
- publicidade -

ASAE apreende mais de 2,5 milhões de euros em artigos contrafeitos na Maia

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma operação de prevenção criminal no concelho da Maia, que resultou na apreensão de mais de 25 mil artigos de desporto contrafeitos, avaliados em 2,5 milhões de euros.

A operação, denominada “Olimpo”, foi conduzida pela Brigada das Práticas Fraudulentas da Unidade Regional do Norte – Unidade Operacional do Porto e teve como alvo um estabelecimento retalhista suspeito de comercializar produtos falsificados.

No decorrer da ação, a ASAE detetou e deteve em flagrante delito dois cidadãos estrangeiros, alegadamente pertencentes a uma rede criminosa internacional dedicada à introdução de produtos contrafeitos na Península Ibérica.

Rede criminosa usava transportadoras e identidades falsas

Segundo a ASAE, o grupo criminoso operava através de vias aérea e terrestre, utilizando transportadoras internacionais, pagamentos digitais, moradas e identidades falsas para trazer para Portugal e Espanha artigos contrafeitos. Estes produtos eram depois vendidos como autênticos nos mercados regulares, a preços elevados.

A investigação permitiu ainda a apreensão de duas viaturas de alta cilindrada, além de diversos elementos probatórios que sustentam a prática de fraude sobre mercadorias, contrafação e uso ilegítimo de marca.

A ASAE alerta que a contrafação é um crime frequentemente associado ao branqueamento de capitais, bem como a infrações de natureza tributária, laboral e ambiental, com impacto significativo nestes setores.

A entidade assegura que continuará a monitorizar e combater o fenómeno da contrafação, promovendo a proteção da propriedade industrial das marcas afetadas e garantindo a segurança dos consumidores.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nublado
17 ° C
17 °
17 °
79 %
1.1kmh
100 %
Qua
16 °
Qui
21 °
Sex
20 °
Sáb
17 °
Dom
15 °

Assalto armado durante apagão rende 71 mil euros em Leiria; três detidos

Três homens armados assaltaram, na segunda-feira, uma dependência bancária...

Idosa desaparecida em Monchique encontrada com ferimentos ligeiros

Uma mulher de 79 anos, de nacionalidade italiana, que...
- publicidade -