A Campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, da responsabilidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), decorreu entre os dias 4 e 10 de fevereiro e teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool.
Esta campanha contou, uma vez mais, com a participação dos serviços das administrações regionais dos Açores e da Madeira na realização de ações de sensibilização, complementando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela PSP e pela GNR, em Viana do Castelo (duas ações), Castelo Branco (duas ações) e em Lisboa. Idênticas ações ocorreram nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Na campanha “Taxa Zero ao Volante” foram sensibilizados 349 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:
Com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l, o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica;
O consumo de álcool estreita o campo visual, atrasa a capacidade de decidir e de reagir atempadamente e descoordena os movimentos;
A relação entre o que se bebe e a taxa de álcool no sangue depende de vários fatores: idade, género, peso, altura, metabolismo, os alimentos ingeridos e há quanto tempo se ingeriram. Por isso, é tão importante a “Taxa zero ao volante”.
Durante as operações das Forças de Segurança no âmbito desta campanha, realizadas entre os dias 4 e 10 de fevereiro, foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar 4,1 milhões de veículos, 3,7 milhões dos quais pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.
Em termos de fiscalização presencial, as Forças de Segurança procederam à fiscalização de 75,4 mil veículos.
Do total de 4,2 milhões de veículos fiscalizados durante a campanha, registaram-se 26,0 mil infrações, das quais 876 referentes à condução sob o efeito do álcool.
Das 876 infrações relativas à condução sob o efeito do álcool, 820 registaram-se no Continente e 56 nas Regiões Autónomas, tendo sido 222 detetadas pela PSP e 654 pela GNR.
Nesta campanha, registou-se um total de 2.477 acidentes, dos quais resultaram sete vítimas mortais, 27 feridos graves e 684 feridos leves.
Relativamente ao período homólogo de 2024, verificaram-se menos 231 acidentes, igual número de vítimas mortais, menos nove feridos graves e menos 157 feridos leves.
As sete vítimas mortais, todas do género masculino, tinham idades compreendidas entre os 14 e os 69 anos.
Os sete acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Braga (1), Coimbra (1), Faro (1), Leiria (1), Santarém (1) e Setúbal (2).
Estes acidentes consistiram em duas colisões (que envolveram três veículos ligeiros e um velocípede), quatro despistes (que envolveram quatro veículos ligeiros) e um atropelamento (que envolveu um veículo ligeiro).
Os acidentes acima descritos ocorreram em quatro arruamentos, uma estrada nacional, uma estrada municipal e um em outra via.
Esta foi a segunda das 11 campanhas planeadas no âmbito do PNF de 2025. Até ao final do ano, serão realizadas mais nove campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.
As campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização são realizadas anualmente pela PSP, ANSR e GNR, desde 2020, com temáticas definidas com base nas recomendações europeias estabelecidas para cada um dos anos. O PNF de 2024 consagrou como prioritários os temas Velocidade, Álcool, Acessórios de segurança, Telemóvel e veículos de duas rodas a motor.
À semelhança de 2024, serão realizadas durante este ano campanhas de sensibilização e de fiscalização com as mesmas temáticas.
Das duas campanhas que decorreram este ano, foram realizadas 10 ações, durante as quais mais de 950 pessoas foram sensibilizadas presencialmente. Quanto a ações de fiscalização, o número de condutores fiscalizados presencialmente foi de 146,3 mil, enquanto cerca de 8,9 milhões de veículos foram fiscalizados por radar.
A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada.
Informação complementar relativamente aos acidentes com vítimas mortais:
4 de fevereiro de 2025
· Colisão em reta, na EN 261, ao Km 26,55 em Melides, Setúbal, entre um ligeiro e um velocípede com motor, da qual resultou a morte do condutor do velocípede. A vítima mortal, do sexo masculino, tinha 44 anos.
6 de fevereiro de 2025
· Despiste com capotamento em reta de um veículo ligeiro, em Gémeos, Braga, do qual resultou a morte de um passageiro, ferimentos leves no condutor e 3 passageiros. A vítima mortal, do sexo masculino, tinha 14 anos.
7 de fevereiro de 2025
· Despiste em reta, seguido de embate contra um muro, de um veículo ligeiro em Miranda do Corvo, Coimbra, do qual resultou a morte do condutor. A vítima mortal, do sexo masculino, tinha 51 anos.
· Despiste com capotamento em reta, de um veículo ligeiro, na EM502, em Silves do qual resultou a morte do condutor de 69 anos, do sexo masculino.
· Atropelamento de um peão, em Santarém, envolvendo um veículo ligeiro, do qual resultou a morte do peão, de 39 anos, do sexo masculino.
8 de fevereiro de 2025
· Despiste em reta, seguido de colisão contra uma vedação, de um veículo ligeiro, em Algeruz, Setúbal, do qual resultou a morte do condutor de 46 anos, do sexo masculino.
10 de fevereiro de 2025
· Colisão na Marinha Grande, Leiria, entre dois veículos ligeiros de passageiros, da qual resultou a morte do condutor de um dos veículos, do sexo masculino, de 25 anos.