A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) e do Comando Territorial de Faro, nos dias 6 e 7 de janeiro, apreendeu 93,6 quilos de haxixe, no âmbito de ações de patrulhamento intensificado, ao longo da costa algarvia.
Estas ações foram realizadas no contexto do agravamento das condições climatéricas verificadas no início do ano, o que motivou o reforço das operações de vigilância com o objetivo de detetar e responder a possíveis arrojos junto à orla marítima.
No dia 6 de janeiro, durante uma ação de patrulhamento na praia dos Rebolos/Burgau, militares do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão identificaram um objeto volumoso próximo da rebentação. Após a sua inspeção, foi confirmado tratar-se de um fardo de serapilheira com produto estupefaciente no seu interior.
Ainda no mesmo dia, o Comando Territorial de Faro, através do Destacamento Territorial de Portimão, recebeu uma denúncia relativa à presença de um outro fardo de serapilheira na praia da Mareta/Sagres. No local, os militares confirmaram a existência do segundo fardo com produto estupefaciente, acompanhado por um jerricã com 25 litros de combustível.
Hoje, dia 7 de janeiro, foram encontrados vários pacotes junto à rebentação na praia do Vale de Lapa/Lagoa, pelos militares do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão, os quais também continham produto estupefaciente.
A operação foi conduzida de forma coordenada pela UCCF e pelo Comando Territorial de Faro, envolvendo equipas de patrulhamento terrestre e marítimo nas áreas costeiras mais relevantes da região algarvia. A articulação operacional entre as unidades foi determinante para o sucesso da ação, evitando que o produto estupefaciente fosse introduzido no mercado ilícito.