O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 2 de dezembro, deu cumprimento a três mandados de busca domiciliária em lares de idosos ilegais e encerrou um lar que funcionava de forma ilegal, no concelho de Palmela.
No âmbito de uma investigação coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Setúbal, e na sequência de denúncias que apontavam para a prática reiterada de crimes de maus-tratos, foi possível apurar que os três espaços em questão não possuíam condições adequadas para acolher os idosos ali residentes.
No seguimento da ação, os militares da Guarda deram cumprimento a três mandados de busca domiciliária nas instalações onde funcionavam os lares de idosos e, durante a operação, foi identificada a responsável pelos lares ilegais, uma mulher de 58 anos.
A ação culminou com o encerramento administrativo de um lar, sendo que alguns idosos foram entregues aos cuidados das respetivas famílias, tendo alguns sido encaminhados para unidades hospitalares, para avaliação do seu estado de saúde.
A operação foi contou com o reforço de militares da Unidade de Intervenção (UI) e da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras (UCCF), tendo ainda contado com o apoio da Segurança Social de Setúbal.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Setúbal.
Esta intervenção reforça o compromisso da Guarda Nacional Republicana em assegurar a proteção dos direitos dos idosos, combater práticas ilícitas e salvaguardar os mais vulneráveis.