O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Destacamento de Trânsito de Castelo Branco, no dia 11 de novembro, executou uma operação de fiscalização rodoviária, no âmbito da Campanha “Portugal Sempre Seguro”, a fim de dissuadir, prevenir e detetar situações passíveis de configurar ilícitos criminais e/ou contraordenacionais, promovendo deste modo o reforço de sentimento de segurança e a diminuição dos índices gerais de criminalidade, no concelho de Castelo Branco.
A operação decorreu no concelho de Castelo Branco e envolveu várias valências da Guarda, nomeadamente Territorial, Investigação Criminal, Proteção da Natureza e Ambiente, Intervenção e Trânsito.
A ação culminou nos seguintes resultados:
- 79 autos de contraordenação de âmbito rodoviário;
- Uma detenção por condução sem habilitação legal;
- Uma detenção por falsificação de notação técnica;
- Uma identificação por tráfico de estupefacientes;
- 31,2 doses de canábis apreendidas;
- Um auto de contraordenação por consumo de estupefacientes;
- Uma arma de caça apreendida;
- Três munições apreendidas;
- Cinco autos de contraordenação de âmbito fiscal;
- Quatro autos de contraordenação de âmbito policial;
- Dois veículos apreendidos.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Castelo Branco.
Esta operação conjunta mobilizou 55 militares da GNR. Contou ainda com o reforço do Destacamento Territorial de Castelo Branco, Covilhã, Sertã, Idanha-a-Nova, do Destacamento de Intervenção (DI) e a colaboração da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
As Forças e Serviços de Segurança e Agências do Estado, designadamente a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Judiciária (PJ), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a Autoridade Tributária (AT), a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), sob a coordenação do Sistema de Segurança Interna (SSI), encontram-se a desenvolver a Campanha “Portugal Sempre Seguro”, com objetivo de aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos.
Das Forças e Serviços de Segurança e Agências do Estado, destacam-se a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Judiciária (PJ), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a Autoridade Tributária (AT), a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).