A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, identificou e deteve um homem de 23 anos, fortemente indiciado pela prática de um crime de incêndio urbano, ocorrido na manhã de ontem, na Rua de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa.
O suspeito usou um artefacto incendiário para atear fogo a uma zona apropriada para a recolha de lixo urbano, composta por 16 contentores e ecopontos, que acabaram por ser destruídos pelas chamas, verificando-se perigo de propagação para um edifício de serviços e residencial ali localizados, suscitando alarme social.
Ao que a investigação apurou, o móbil do crime terá sido o facto do suspeito ser aderente à causa que está na génese dos tumultos que têm vindo a ocorrer nos últimos dias, influenciado pelas imagens das múltiplas ações de vandalismo verificadas na região da Grande Lisboa.
A investigação contou com a colaboração da PSP.
O detido vai ser presente hoje no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.