- publicidade -
- publicidade -

Ex-procurador Orlando Figueira detido pela PJ para cumprimento de pena de 6 anos e 8 meses

Orlando Figueira, antigo procurador, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na manhã de hoje, 2 de outubro de 2024, e levado ao Estabelecimento Prisional de Évora, onde cumprirá a pena de seis anos e oito meses de prisão por crimes de corrupção, branqueamento de capitais, violação de segredo de justiça e falsificação de documento, no âmbito da Operação Fizz. A detenção ocorreu após a emissão de um mandado por parte do Juízo Central Criminal de Lisboa.

A defesa de Figueira alega que a detenção é ilegal, considerando que ainda existem recursos pendentes e que não foi dado tempo suficiente para que o ex-procurador se entregasse voluntariamente. No entanto, fontes judiciais confirmam que os recursos não têm efeito suspensivo, pelo que o cumprimento da pena foi validado.

Orlando Figueira foi condenado por receber mais de 760 mil euros do ex-vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, em troca de favores relacionados com processos judiciais no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). A Operação Fizz envolveu várias figuras de destaque e, apesar de Figueira já ter sido detido brevemente em fevereiro de 2024, foi libertado devido a um recurso no Tribunal Constitucional, o que prolongou o processo até agora.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
céu limpo
27.1 ° C
27.1 °
27.1 °
50 %
2.5kmh
2 %
Sex
26 °
Sáb
31 °
Dom
29 °
Seg
31 °
Ter
36 °

Operação “Balloon”: seis suspeitos ficam em prisão preventiva por tráfico de droga

No âmbito da operação “Balloon”, que desmantelou uma rede...

PJ detém jovem em Fafe por pornografia de menores após alerta internacional

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em flagrante delito, na...

Vouzela – Dois homens detidos por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de...
- publicidade -