Um homem de 31 anos morreu esta quarta-feira, 25 de setembro de 2024, após despistar-se durante uma perseguição policial, na zona da Mioteira, concelho da Marinha Grande. A vítima estava em fuga da Guarda Nacional Republicana (GNR) quando o acidente fatal ocorreu. Uma mulher de 28 anos, que o acompanhava, ficou gravemente ferida.
Segundo informações da GNR, o incidente começou quando uma patrulha verificou que o veículo ligeiro não possuía seguro nem inspeção válida. Ao ser ordenado a parar, o condutor desrespeitou a instrução e iniciou uma fuga em alta velocidade pela EN242-1, entre Vieira de Leiria e a Marinha Grande. Durante a fuga, o condutor realizou várias manobras perigosas, incluindo ultrapassagens arriscadas. Foi numa dessas manobras que o veículo saiu da estrada, entrando na berma, capotando várias vezes até parar completamente virado ao contrário.
O alerta para o acidente foi dado às 15h04, segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Leiria. De imediato, foram mobilizados 22 operacionais e nove viaturas dos bombeiros voluntários, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da GNR.
As vítimas ficaram presas no interior do veículo e tiveram de ser desencarceradas pelos bombeiros. Apesar das tentativas de reanimação efetuadas pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), o óbito do condutor foi declarado no local. A mulher ferida foi transportada em estado grave para o hospital.
Este trágico acidente reforça a importância da segurança rodoviária e das obrigações legais de inspeção e seguro de veículos. A GNR continua a investigar as circunstâncias que levaram à fuga e ao acidente.