A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Comando Territorial de Setúbal e com o apoio do Destacamento Territorial do Montijo, deteve 24 indivíduos, com idades entre os 18 e 57 anos, durante uma operação de segurança realizada entre os dias 6 e 16 de setembro, no concelho da Moita. A ação visou garantir a ordem e legalidade em eventos realizados na região, tendo envolvido várias unidades especializadas da GNR.
Entre os detidos, destacam-se nove por tráfico de estupefacientes, quatro por condução sob o efeito de álcool, três por posse de arma proibida, dois por furto em interior de veículo, dois por violência doméstica, e outros por crimes como resistência à autoridade e ofensas à integridade física.
No total, foram ainda registados 161 autos de contraordenação, dos quais 82 relacionados com infrações rodoviárias e 69 com consumo de drogas. A operação resultou na apreensão de diversas substâncias ilícitas, incluindo 772 doses de haxixe, 60 de cocaína, 35,56 de canábis, 27,73 de MDMA e uma dose de LSD, além de armas e artigos contrafeitos.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Moita, e a operação contou com o reforço de militares de destacamentos de Almada, Palmela e outras unidades de intervenção, proteção e socorro.