A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade de Informação Criminal, localizou e deteve um cidadão estrangeiro na zona de Montalegre, no cumprimento de um mandado de detenção internacional emitido pelas autoridades judiciárias do Brasil.
O detido é um homem de 49 anos, condenado a uma pena de prisão de seis anos e quatro meses pela prática de crimes de tráfico de estupefacientes. Segundo a investigação, o suspeito terá recrutado um cidadão são-tomense e um cidadão português para atuarem como correios no transporte de cocaína do Brasil para Portugal.
Os dois correios acabariam por ser detidos no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, quando se preparavam para embarcar num voo com destino a Lisboa. Na bagagem que transportavam, foi detetada substância estupefaciente ocultada, correspondendo a 4,496 quilos num dos casos e 2,550 quilos no outro.
Na altura da detenção, ambos alegaram ter sido enganados pelo agora detido, afirmando que a viagem ao Brasil e o transporte das malas contendo a droga ocorreram a pedido direto deste indivíduo.
O cidadão estrangeiro foi presente ao Tribunal da Relação de Guimarães, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva, enquanto decorrem os trâmites legais subsequentes.

