PJ constitui arguidos por crimes de furto, abuso de cartão e branqueamento.
A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, realizou a operação policial “Cartão Dourado”, no âmbito da qual foram constituídos dois arguidos e realizados mandados de busca domiciliária nos concelhos de Esposende e de Valongo, no âmbito de um inquérito que investiga a prática dos crimes de furto, abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento e branqueamento.
A intervenção policial foi motivada pela suspeita de que os arguidos, aproveitando-se da circunstância de um deles trabalhar num lar, se apoderaram dos cartões bancários da vítima, uma octogenária e utente do lar, com o objetivo de obter indevidas vantagens patrimoniais, causando-lhe um prejuízo superior a 100 mil euros.
Os suspeitos terão igualmente associado contactos telefónicos próprios à conta bancária titulada pela vítima, através dos quais efetuaram o pagamento de despesas próprias e a aquisição de diversos bens.
No decurso da operação “Cartão Dourado”, foi apreendida documentação e diversos equipamentos informáticos identificados como tendo sido utilizados na atividade ilícita, assim como uma viatura automóvel, que terá sido adquirida com o produto dos referidos crimes.
A operação foi acompanhada por especialistas de polícia científica da PJ, tendo sido analisados equipamentos informáticos e documentação considerados relevantes para a investigação que prosseguirá, visando o integral esclarecimento dos factos.
O inquérito é dirigido pelo Ministério Público de Braga.

