A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu nos dias 17 e 18 de janeiro mais de 1 200 quilos de crustáceos e bivalves na localidade da Torreira, concelho de Aveiro.
Durante várias ações de fiscalização junto à Ria de Aveiro, destinadas a controlar a captura, transporte e armazenamento de crustáceos e moluscos bivalves vivos, foram intercetadas duas viaturas transportando a carga sem a documentação obrigatória. Dois homens, de 54 e 43 anos, foram identificados no decorrer da ação. As infrações constituem contraordenações puníveis com coima até 25 000 euros.
No total, foram apreendidos 675 quilos de Caranguejo Mouro (Carcinus maenas) e 580 quilos de Berbigão Vulgar (Cerastoderma edule), num valor estimado de 8 500 euros. Após aferição na lota de Aveiro, os animais foram devolvidos ao seu habitat natural.
As autoridades sublinham a importância da rastreabilidade dos produtos da pesca, garantindo segurança alimentar, qualidade e transparência quanto à origem, espécie e método de captura, promovendo escolhas mais sustentáveis para o consumidor.


