A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve esta quarta-feira um homem de 39 anos, suspeito da prática continuada de crimes de abuso sexual de criança e de menor dependente. A vítima é a enteada do arguido, atualmente com 14 anos.
Segundo as autoridades, os abusos terão ocorrido na residência da família, no concelho de Gondomar, persistindo desde 2021.
A investigação foi desencadeada após uma denúncia formalizada pela própria vítima, que reside no mesmo agregado familiar do detido. Na sequência da denúncia, a PJ realizou diligências imediatas para recolha de prova, as quais permitiram corroborar e contextualizar os atos ilícitos.
De acordo com a informação recolhida, o arguido ter-se-á aproveitado do ascendente e da proximidade familiar que detinha sobre a menor para a submeter a práticas sexuais abusivas. As autoridades descrevem um cenário de “crescendo de gravidade e número” de episódios, que tiveram início quando a vítima tinha apenas 10 anos e se prolongaram até à atualidade.
O detido, indiciado pelos crimes de abuso sexual de criança e de menor dependente ou em situação vulnerável, será agora presente às autoridades judiciárias competentes no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto.
Nesta audiência de primeiro interrogatório judicial, serão determinadas as medidas de coação a aplicar enquanto aguarda o desenrolar do processo.

