O Comando Territorial de Bragança, através do Posto Territorial de Miranda do Douro e do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Miranda do Douro, no dia 3 de outubro, recolheu uma coruja-do-mato (Strix aluco), no concelho de Torre de Moncorvo.
No âmbito de uma ação de patrulhamento desenvolvida naquele concelho, os militares da Guarda detetaram a presença de uma ave que se encontrava presa num arame farpado, em zona de mato. No seguimento das diligências realizadas, o animal foi recolhido pelos elementos do SEPNA e encaminhado para o Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal do Felgar, em Torre de Moncorvo, para avaliação do estado de saúde, recuperação e posterior devolução ao seu habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.