PSP efetua operação de prevenção no interior de comboios e junto a estações ferroviárias.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) desenvolveu entre os dias 26 e 28 de setembro, em todo o território nacional, a Operação Rail Action Week, da Raipol, uma ação especialmente dedicada ao combate à criminalidade no espaço da União Europeia e que ocorreu no interior de comboios e junto a estações ferroviárias.
A operação teve como principais objetivos:
· Incrementar a cooperação policial com Forças e Serviços de Segurança da União Europeia;
· Prevenção e fiscalização de ilícitos criminais praticados em composições ferroviárias;
· Prevenção e combate à imigração ilegal por via ferroviária, ao furto por carteirista no interior de comboios, ao furto de metais não preciosos e a à criminalidade transfronteiriça, incluindo tráfico/posse de droga e de armas e explosivos;
· Prevenção e combate a infrações rodoviárias nas imediações das gares e interfaces de transportes públicos e a incivilidades em geral.
Esta operação envolveu polícias dos Comandos Territoriais da PSP em estações de comboios um pouco por todo o País, numa ação coordenada de prevenção e fiscalização.
Na sequência das ações de fiscalização realizadas, a PSP procedeu a 2 detenções e elaborou 102 autos de contraordenação, maioritariamente por infrações à legislação rodoviária junto às estações ferroviárias.
A Polícia de Segurança Pública manter-se-á atenta e vigilante nos transportes e estações ferroviárias, continuando a incidir em três vetores de atuação – prevenção, sensibilização e fiscalização, reforçando o seu compromisso na defesa, proteção e segurança de todos os cidadãos que se fazem transportar em transportes ferroviários.