- publicidade -
- publicidade -

GNR deteta 38 contraordenações por aluguer ilegal de autocaravanas nos Açores

A Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou 19 proprietários de veículos ligeiros nas ilhas de São Miguel, São Jorge, Pico e Faial por aluguer ilegal de viaturas transformadas em autocaravanas. A operação decorreu entre os dias 7 e 16 de julho, através da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial dos Açores.

Segundo a GNR, os veículos em causa tinham sido adaptados para espaço habitacional e promovidos em plataformas online como autocaravanas ou autovivendas, sem a devida autorização legal para o exercício da atividade de rent-a-car.

Durante a operação, foram fiscalizados 23 veículos e levantados 38 autos de contraordenação:

  • 19 por falta de comunicação à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) do início da atividade de aluguer de veículos, infração punível com coimas entre 300 e 7.500 euros;
  • 19 por exercício ilegal da atividade de aluguer sem autorização do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), infração que pode valer coimas de 1.500 a 2.500 euros.

Todos os processos foram remetidos à Subdireção Regional dos Transportes Terrestres para análise e eventuais medidas adicionais.

A GNR alerta para os riscos de segurança associados à transformação e aluguer ilegal de veículos, sublinhando a importância do cumprimento da legislação em vigor para garantir a segurança dos utilizadores e o respeito pelas normas fiscais e administrativas.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nuvens dispersas
23.6 ° C
23.6 °
23.6 °
68 %
6.1kmh
32 %
Sex
24 °
Sáb
24 °
Dom
24 °
Seg
25 °
Ter
25 °

PJ detém homem procurado pelo Brasil por violação de menores

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve...

PJ desmantela rede que preparava droga para o Boom Festival 2025

Dois homens foram detidos no âmbito da operação “Magic...

Homem detido em Fafe por posse ilegal de armas de fogo

Um homem de 59 anos foi detido esta quarta-feira,...
- publicidade -