A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois homens, na zona de Leiria, e apreendeu cerca de 200 quilos de cocaína impregnados em 800 quilos de areia para gatos, numa operação que visa desmantelar uma rede de tráfico internacional de estupefacientes.
A ação, desencadeada ontem, teve origem numa investigação iniciada em abril, em colaboração com as autoridades aduaneiras espanholas, após levantadas suspeitas sobre a atividade de uma empresa com sede em Gondomar. A firma havia importado mais de 25 toneladas de areia sanitária para gatos a partir do Brasil.
Apesar de a mercadoria estar destinada ao desalfandegamento em Freixieiro, Matosinhos, foi descarregada no porto de Vigo, em Espanha, o que motivou uma inspeção que revelou vestígios de cocaína em alguns sacos.
As autoridades espanholas e portuguesas monitorizaram o percurso do contentor, que acabou por ser descarregado num armazém no Bombarral, onde os suspeitos foram detidos em flagrante delito. Segundo a PJ, ambos seriam os destinatários da carga e fariam parte de uma rede internacional de tráfico de droga.
A análise laboratorial preliminar indica uma concentração elevada de cocaína na areia, sendo necessária agora a filtragem e quantificação exata da droga pelo Laboratório de Polícia Científica da PJ. A estimativa aponta para mais de 200 quilos de estupefaciente.
Os detidos, com 48 e 50 anos, um dos quais residente em Oeiras e com antecedentes criminais ligados ao tráfico, foram encaminhados para o Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório judicial.