- publicidade -
- publicidade -

Agência do Ambiente Investiga Alegadas Descargas Poluentes em Setúbal; Moradores Exigem Encerramento de Empresa

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que está em curso um “processo de investigação” a alegadas descargas poluentes da empresa Composet, Compostagem e Gestão de Resíduos, localizada em Poçoilos, Setúbal. A notícia foi avançada hoje pela associação Zero.

A Associação Sistema Terrestre Sustentável (Zero) tinha questionado a APA sobre o encaminhamento de águas residuais da empresa Extraoils4thefuture, de Vendas Novas (Évora), que estariam a ser direcionadas pela Composet para a zona de Poçoilos.

Em resposta ao ofício da Zero, a que a agência Lusa teve acesso, a APA informou que o seu departamento regional da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Alentejo, em conjunto com o Núcleo de Investigação Criminal e Ambiente da GNR de Setúbal, efetuou fiscalizações e recolheu amostragens em fevereiro e março. Posteriormente, numa nova inspeção conjunta com o Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais (NICOA) da GNR de Setúbal, foram realizadas mais cinco amostragens nas instalações em Poçoilos. A APA adiantou que “serão lavrados os respetivos autos de notícia por contraordenação”.

As amostragens foram efetuadas em tanques de retenção, num terreno a jusante com alagamento de efluentes, numa linha de água a cerca de 200 metros a jusante das instalações e num poço nas imediações.

A Agência do Ambiente recorda que o efluente gerado pela Extraoils, em Vendas Novas, era anteriormente encaminhado para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Bombel. Contudo, devido a problemas na qualidade do efluente na entrada da ETAR, houve uma interdição de entrada desses caudais.

A APA refere que a Extraoils, que “não tem licença de rejeição de águas residuais na água e/ou solo”, optou então por uma “solução de armazenamento dos efluentes em tanques de retenção”, que estará a ser concretizada pela Composet em Setúbal. No entanto, a APA não esclareceu se as empresas Extraoils e Composet estão devidamente licenciadas para este tipo de tratamento de resíduos.

Em paralelo, cerca de 150 moradores das freguesias de São Sebastião e Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, no concelho de Setúbal, decidiram na segunda-feira avançar com uma ação popular. O objetivo é exigir o encerramento preventivo das instalações da Composet em Poçoilos, devido às preocupações com as consequências da atividade da empresa para o ambiente e para a saúde pública.

Os moradores aprovaram também uma moção de “repúdio e protesto pela descarga irregular de resíduos na zona de Poçoilos” e manifestaram estranheza pela demora na tomada de medidas por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT), Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) e Agência Portuguesa do Ambiente (APA). No documento aprovado, exigem ainda o “encerramento preventivo imediato das instalações onde são efetuadas as descargas” por parte das três entidades.

Segundo o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins (CDU), a CCDRLVT, entidade licenciadora e com competência para determinar a cessação da atividade da empresa, informou o município que só poderá tomar uma decisão após serem conhecidos os resultados das análises que mandou efetuar nos terrenos da Composet.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
céu limpo
28.6 ° C
28.6 °
23.2 °
57 %
3.9kmh
2 %
Sex
30 °
Sáb
31 °
Dom
37 °
Seg
36 °
Ter
36 °

Suspeito de homicídio em Belas detido pela PJ

A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e...

Loulé: Operação de segurança da Supertaça Cândido de Oliveira 2025

O Comando Territorial de Faro, no âmbito da realização...

Detido incendiário de Peso da Régua

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal...

Sesimbra: Prisão preventiva por roubo

O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de...

PJ detém homem que violou filha de amigo

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação...
- publicidade -