A Unidade de Acção Fiscal (UAF) da Guarda Nacional Republicana apreendeu, no passado dia 19 de maio, em Olhão, mais de 23 quilos de tabaco de mascar e cerca de nove quilos de papoila-seca (Papaver somniferum), numa ação de fiscalização rodoviária levada a cabo pelo Destacamento de Acção Fiscal (DAF) de Faro.
Durante a abordagem a um veículo, os militares detetaram que o condutor, um homem de 32 anos, transportava 23,464 quilos de tabaco de mascar e 8,950 quilos de papoila-seca. O material foi imediatamente apreendido, tendo sido elaborados um auto de notícia por tráfico de estupefacientes e um auto de contraordenação por introdução fraudulenta no consumo de produtos sujeitos ao Imposto sobre o Tabaco (IT).
Segundo as autoridades, o valor de mercado do tabaco de mascar apreendido é estimado em 1 172,70 euros, sendo que a sua circulação nos mercados paralelos representaria um prejuízo fiscal de aproximadamente 279,72 euros para o Estado.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Olhão.
A UAF garante que continuará a desenvolver ações de prevenção e combate à fraude fiscal e à economia paralela, especialmente no que respeita à comercialização ilícita de produtos sujeitos a Impostos Especiais de Consumo.
