A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na passada terça-feira, quatro pessoas na Feira Semanal de Espinho, no âmbito da Operação “Semana Anticontrafação”, que decorre entre 19 e 23 de maio em todo o território nacional. A ação resultou ainda na apreensão de 449 artigos contrafeitos, entre os quais peças de vestuário e uma mala.
Entre os detidos encontram-se três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 30 e os 59 anos, suspeitos de comercializar produtos falsificados de marcas internacionais como boxers, calças, polos, calções e t-shirts. Todos foram notificados para comparecer no Tribunal Judicial de Espinho às 10h00 desta quarta-feira, desconhecendo-se, até ao momento, as medidas de coação aplicadas.
A operação, promovida pela PSP em parceria com o Grupo Anti-Contrafação (GAC), visa combater os crimes contra a propriedade intelectual, nomeadamente a propriedade industrial e os direitos de autor, considerados essenciais para a promoção da inovação e do crescimento económico.
Além das ações de fiscalização em feiras, mercados, estabelecimentos comerciais e armazéns, a PSP está também a desenvolver ações de sensibilização junto da comunidade escolar e da população em geral, através das Equipas do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP). O objetivo é alertar para os riscos do consumo de produtos contrafeitos, nomeadamente ao nível da saúde, segurança, economia e meio ambiente.