A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, deteve três indivíduos fortemente indiciados por tráfico de estupefacientes, na sequência da operação “Sol na Encosta”, desencadeada ontem na cidade de Coimbra. A ação incluiu o cumprimento de um mandado de busca domiciliária e seis buscas não domiciliárias.
A investigação, iniciada em abril de 2024, apurou que os suspeitos integravam um grupo organizado dedicado, de forma exclusiva, à venda de diversas substâncias estupefacientes, tanto a revendedores como a consumidores na zona centro do país.
Durante a operação, foram apreendidos mais de 3.400 euros em numerário, várias peças em ouro, objetos de elevado valor comercial, material informático, uma arma de alarme modificada para arma de fogo e uma vasta quantidade de droga, incluindo cocaína, quetamina, MDMA, ecstasy, canábis em diferentes formas e cogumelos alucinogénios.
Segundo a PJ, o total de produto estupefaciente apreendido permitiria, caso chegasse ao mercado, a produção de:
- 2.000 doses individuais de cocaína
- 2.400 doses de MDMA
- 2.600 doses de quetamina
- 550 doses de ecstasy
- 2.600 doses de canábis em resina (pólen)
- 560 doses de folhas de canábis (liamba)
- 200 doses de cogumelos alucinogénios
Os detidos, com idades entre os 24 e os 43 anos, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para eventual aplicação de medidas de coação.