O homem de 26 anos que acusou agentes da PSP da Damaia, Amadora, de agressões após ser detido por conduzir sem carta, já tinha protagonizado uma fuga à PSP de Coimbra no dia 10 de março deste ano.
Na altura, como noticiou o Correio da Manhã, o início da perseguição policial foi filmado e o vídeo tornou-se viral nas redes sociais. As imagens mostravam um carro civil a circular em alta velocidade numa rua de Coimbra e dois agentes fardados a entrarem numa viatura patrulha para iniciar a perseguição. A fuga prolongou-se por várias ruas da cidade, mas o condutor conseguiu escapar à polícia.
Na tarde de segunda-feira, o mesmo homem foi detetado por uma patrulha da PSP da Damaia a conduzir um veículo furtado. O suspeito ignorou a ordem de paragem inicial, sendo intercetado pouco depois. De acordo com a PSP, o indivíduo resistiu à detenção, o que levou ao uso de força para o algemar.
Após ser transportado para a esquadra, o homem conseguiu fugir das instalações policiais, mesmo algemado. Foi recapturado e passou a noite na esquadra da Damaia.
Presente a tribunal no dia seguinte, ficou sujeito a apresentações bissemanais.
O suspeito e o seu advogado alegam que o jovem sofreu agressões graves por parte da PSP durante a sua permanência na esquadra, acusações que a força de segurança nega.