Numa operação conjunta realizada no dia 8 de maio, a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, em coordenação com a Guardia Civil espanhola, apreendeu cerca de 1 700 quilos de haxixe no Rio Guadiana, entre Portugal e o sul de Lepe, em Espanha.
A ação teve início com a deteção, por parte das autoridades espanholas, de uma embarcação de alta velocidade a entrar pela barra do Guadiana. A GNR foi acionada para colaborar na interceção da lancha, equipada com quatro motores de elevada potência, que acabou por fugir em direção às águas espanholas, atirando dezenas de fardos de haxixe ao mar.
Apesar de não ter sido possível intercetar a embarcação, foram apreendidos 50 fardos de estupefaciente, correspondentes a aproximadamente 1,7 toneladas de haxixe, bem como um telefone satélite. Como a apreensão ocorreu em águas espanholas, o material foi entregue à Guardia Civil, que assumiu a investigação.
Esta ação insere-se na cooperação internacional no combate à criminalidade transfronteiriça, reforçando o papel da GNR na vigilância marítima e na salvaguarda da segurança e legalidade nas fronteiras.



